14 setembro 2005

Caros Joanenses,

Artigo do candidato do PSD/PP, publicado na edição de 14-09-2005 do Jornal Entre Vilas

O Partido Socialista solicitou ao Tribunal a impugnação da minha candidatura. Como sabem, sempre fui e serei um Homem honesto e trabalhador. Com serenidade recorri, como é meu direito, para o Tribunal Constitucional o qual repôs a verdade e portanto sou candidato à Junta de Freguesia de Joane. A minha candidatura permite aos Joanenses outra opção e oferece um outro rumo. Uma candidatura tranquila, com a serenidade que só a experiência de uma vida permite e a moderação de quem não precisa de se por em bicos de pés para mostrar trabalho. Lamento as armas de secretaria a que o Partido Socialista recorreu, demonstrando um sinal claro de medo. Ao contrário deles as minhas armas são sérias. Vou a votos, contra a vontade do Partido Socialista mas com a confiança, disponibilidade e empenho reforçados para servir os interesses dos Joanenses. A estratégia do partido Socialista foi uma intenção maquiavélica de fugir às urnas e à vontade dos Joanenses. O Partido Socialista festejou uma vitória de secretaria. A nove de Outubro a minha candidatura festejará a vitória nas urnas. Será a vitória de Joane e dos Joanenses. Artur Fernandes

Na qualidade de mandatário da candidatura do Sr. Artur Fernandes à Junta de Freguesia de Joane apresento-vos as razões do meu apoio

Artido de opinião do mandatário da candidatura do Psd/PP, publicado na edição de 14-09-2005 do Jornal Entre Vilas

As razões que me levaram a aceitar ser mandatário da candidatura do sr. Artur Fernandes são basicamente três: a responsabilidade civica de dar o meu contributo; a admiração pessoal pelo candidato e a necessidade imperiosa de uma mudança na Vila.Os portugueses parecem desacreditados dos politicos. Critica-se a sua baixa qualidade, o facto de serem sempre os mesmos e de nao permitirem a sua própria renovação. Desconfia-se dos políticos e é vulgar ouvir-se que “são todos iguais”. Partilho de algumas das criticas, mas acho que não são todos iguais e é aos eleitores que cabe fazer a distinção e contribuir também para a mudança e renovação que desejam. Por isso, quando fui convidado a ter uma participação activa nas próximas eleições autárquicas, como mandatário de um projecto inovador, senti que era minha obrigação aceitar e dar o meu contributo.A segunda razão tem directamente a ver com o sr. Artur Fernandes. Já expressei publicamente e por escrito o respeito e a admiração profundas que tenho pelo sr. Artur Fernandes. Pela pessoa e pelo que ela representa. Um exemplo de que a seriedade e a persitência, alavancados pelo trabalho sério e dedicado de uma vida, podem fazer a diferença. O sr. Artur Fernandes já fez a diferença na vida empresarial desta terra e vai novamente fazer a diferença na vida política.Finalmente, aceitei ser mandatário desta candidatura porque acredito que é tempo de mudar. O dr. Sá Machado governa os destinos da Vila creio que há 14 anos. É muito tempo. Demasiado tempo, numa democracia. Ao fim de 14 anos, o dr. Sá Machado está acomodado. Perdeu ambição e motivação e comporta-se como se tivesse herdado a Presidência da Junta e a Vila fosse sua: Quando é criticado, exalta-se, perde a compostura e a educação. Espero ajudar a que em Outubro também perca a Junta.Um abraço amigoMiguel Pimenta Ribeiro

Fala-se do coleccionador de...

Artido de opinião do mandatário da candidatura do PS, publicado na edição de 14-09-2005 do Jornal Entre Vilas

Anda por aí um coleccionador de fotografias. Pede a este, àquele e a outro. Todos servem para dizer que apoiam o candidato dele. Desde que a fotografia não seja a dele, porque esse segundo lhe disseram, tira votos. Todas servem para a caderneta que há-de ser impressa.
Percebo agora porque há já alguns anos, numa entrevista afirmou: “para o que faço ganho pouco”. De facto o trabalho que lhe foi confiado e que justifica o seu vencimento é escasso. Sobra até tempo para andar a qualquer hora do dia a coleccionar fotografias, fazer visitas e outras coisas que em Joane, todos aqueles que conhecem o cavalheiro, sabem o que anda a fazer. Este trabalho, esse sim, é muito e justifica o vencimento que vi estampado num jornal.
É um trabalho que não é para qualquer um. É um trabalho que requer responsabilidade e amor à camisola.
Não se coíbe de abordar quem quer que seja, onde e como. Tudo vale, pois a empreitada que tem pela frente não permite grandes deslizes.
Por falar em deslizes. Os que cometeu, parecem ter comprometido o seu segundo lugar na lista tendo que abdicar a favor de outros uma vez que, segundo me disseram, o seu nome estava queimado. Que pena! Um homem tão lutador, tão afoito e tão servidor do Templo, não ser o no2 da lista. Que humildade a deste homem que se verga, que aceita e que, até mesmo, cede o lugar a outros em nome da causa.

Do Pregador
Tenho as mãos limpas, gritava com o microfone no punho, perante os que o ouviam. Da plateia que o ouvia surge uma voz: tem-nas limpas porque não sabe o que é trabalhar. Continuou contudo com a sua gritaria. Votar em mim é votar no progresso, porque os outros não têm sonho. Votai em mim, berrava agora com mais força, porque eu não tenho interesses ao contrário de outros. Tenho vontade de vos servir. Da plateia alguém interrompe e vocifera: você é o mesmo que há uns anos atrás veio com a mesma conversa e depois de ser eleito para a Assembleia de Freguesia, esqueceu-se daqueles que em si votaram.
O homem que falava às massas corou, mas rapidamente retomou para dizer: Olhai, volto agora porque pensava que as coisas iam melhorar. Não se fez nada. Não há vontade e rematou dizendo. Somos sérios e por isso queremos servir-vos ao que alguém volta a responder: pudera não ias dizer que eras trafulha!
O pregador despede-se e atira para si próprio: vamos embora que aqui já me conhecem.

PS: qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Custódio Silva
Mandatário do PS Joane
cmfs@mail.pt

13 setembro 2005

Programa Eleitoral Joane 2005 (PS)

Educação:
Pré - Primário - Continuaremos a apoiar quer logística quer financeiramente as salas da Pré - Primária. - Pugnaremos pela colocação de equipamentos na pré - primária do Montilhão, bem como pela manutenção das salas de aula e espaço envolvente. - Lutaremos pela instalação de uma pré - primária na zona de Monte Alvar / Labruge, de modo a descentralizar o uso destes equipamentos, e proporcionar maior comodidade e bem estar aos pais e crianças destas zonas.- Reivindicaremos pela instalação de aquecimento central na Pré - Primária.

1º Ciclo - Lutaremos pela criação de uma EB 1 de Raiz. Há muito que defendemos e lutamos por esta ideia. A criação da EB1 de raiz, permitirá obter uma escola moderna e adaptada às actuais necessidades pedagógicas. Do mesmo modo, permitirá reunir num só espaço todos os alunos da freguesia, servidos por salas de aula e de recursos modernas e amplas. Permitirá aos nossos alunos tomar as suas refeições no espaço da escola, com a criação de uma cantina própria. Permitirá uma melhor rentabilização dos espaços desportivos e lúdicos. Por outro lado a existência de uma só escola, permitirá que os alunos dos vários locais de Joane convivam entre si e criem uma identidade própria.De realçar que esta ideia tem sido muito acarinhada pelas associações de pais e encarregados de educação. Porque sabemos que entre o lançamento da ideia e a sua concretização prática no terreno, medeia algum tempo, Vamos: - Apoiar as escolas na realização das festas de Natal, Páscoa, Carnaval e dia Mundial da criança. - Fornecer meios diversos (fotocopiadoras) - Pugnar pela manutenção dos logradouros/ recreios e salas das escolas. Se a Câmara não avançar com as obras necessárias, como é sua função, Levaremos a cabo tais obras. - Pugnar pela manutenção dos transportes escolares para as crianças da Torre, Fontes, Charreiras, Ruivos e Monte Alvar/Labruge; - Reivindicar junto da Câmara por mais e melhor iluminação nos logradouros das escolas;- Reivindicar pela instalação de aquecimento central nas escolas do 1ºciclo.- Lutar pela instalação de mais e melhores equipamentos nas escolas.- Reivindicar junto da GNR, o reforço do patrulhamento por parte do carro "Escola segura", por nós conquistado.- Reforçar a segurança junto das escolas/creches, com mais sinalização e meios de controlo.- Iremos Instituir a Assembleia de freguesia dos pequenos.- Promoveremos em colaboração com as escolas concursos de educação e sensibilização cívica e ambiental. Os prémios de tais concursos serão atribuídos pela altura da celebração do aniversário da elevação de Joane a Vila. - Continuaremos a dialogar com as diversas associações de pais da nossa terra, de forma a melhorar a qualidade do ensino e bem-estar dos alunos e encarregados de educação.

2º 3º ciclo e secundário:- Apoiaremos este nível de ensino.- Apoiaremos a Escola Bernardino machado na renovação do pavimento das zonas desportivas.- Apoiaremos o Desporto escolar.- Auxiliaremos no transporte dos elementos da equipa de ténis de mesa da escola Padre Benjamim Salgado.

Rede viária.
Pavimentaremos:- A rua 1º de Maio/sub Carreira (Liga Cemitério a Santa Maria Airão)- Travessa de Figueiró;- Rua do areeiro;Procederemos à ligação da rua do areeiro á rua de Sto Amaro;Criaremos uma artéria de ligação da travessa à de rua de Fraizes;Rua de penedo (conclusão);Rua de Romão (conclusão);Rua de leiró (pavimentação)Travessa de Bairros (continuação)Prolongamento Avª charrueiras (protocolo com Pousada de Saramagos)Travessa da Bela vista (continuação, após saneamento)Travessa da hora (aguarda saneamento)Travessa de Romão;Rua das flores (Continuação);Rua D. Sara Barros Machado;Travessa de CeloricoRepavimentaremos Rua de Cimo de pele (após saneamento)Rua de Gavim e transversal à rua de Gavim (renovação)Rua das Fontes - Pavimento e colocação de passeios (após saneamento).Conego Lino Araújo CamposRenovação urbana da rua de Leognan.Pavimentação da travessa rego de chavesTravessa da senraTravessa de celoricoTal como em outros locais, sempre que possível e os proprietários o autorizem, alargaremos as ruas e colocaremos Passeios onde for possível.Iremos Construir os arruamentos previstos para o loteamento da estamparia Rafael.- Preservaremos o trecho da actual estrada Municipal 1491 na zona da Cividade, dado que o novo traçado da estrada municipal passará pelos actuais terrenos da família Borges.Eixos Municipais.
- Exigiremos da Câmara Municipal a pavimentação da Ligação Municipal entre Joane e Airão Santa Maria, pelo Cemitério e Sub - Carreira.
Via Intermunicipal
- Pugnaremos pelo prolongamento da Via Intermunicipal até Braga;- Continuaremos a lutar pela construção da Variante a Joane.

CENTRO
Reabilitação do centro, falar dos problemas (Sá Machado)
ESPAÇOS DE LAZER
- O Parque da Ribeira transformou-se num enorme sucesso. É hoje frequentado por muitos Joanenses e habitantes das terras vizinhas, é um espaço de referência, e muito bem referenciado em Joane e noutras terras. Como tal, iremos alargar e ampliar o espaço do parque da Ribeira.- Colocaremos novos equipamentos no parque da Ribeira, e nos demais parques públicos.- Criaremos dentro do parque da Ribeira, um destinado à juventude, com espaços dedicados a skate/Park e outros desportos radicais.- Instalaremos no Parque da Ribeira, um auditório ao ar livre. Tal auditório permitirá a realização de espectáculos no exterior, numa estrutura com todas a infra - estruturas e sempre pronta para utilizar pelos joanenses e pelas suas associações.- Lutaremos pela instalação na Vila de Joane de uma Piscina descoberta.- Pugnaremos pela manutenção dos parques infantis existentes.- Incentivaremos os moradores para se constituírem como associação, atribuindo para tal o competente subsídio, para que estes zelem pelos equipamentos sociais existentes ou a construir, como por exemplo em Cimo de Pele.- Pugnaremos pela instalação de polidesportivos ao ar livre.-Com a construção da nova sede da Junta de freguesia comaltaremos a lacuna da inexistência de sanitários públicos no parque da Ribeira.

ASSOCIATIVISMO
- Continuaremos a apoiar as associações quer logística quer financeiramente para que possam desenvolver iniciativas em prol da comunidade.Apoiaremos o G.D. Joane, na eventualidade de avançar coma compra de um terreno para o seu novo parque de jogos;- Promoveremos o aumento das parcerias entre as associações e a Junta de Freguesia;- Cederemos o auditório da futura sede de junta de freguesia para a realização das actividades das associações. - Manteremos o apoio aos jovens que praticam desporto sob a orientação do Sr. Manuel Gonçalves. - Depois de Concluído o edifício da nova sede da Junta de freguesia, colocaremos à disposição das Associações o edifício da actual sede da junta para que estas desenvolvam as suas actividades, reúnam, procedam a exposições e realizem actividades, proporcionando aos dirigentes associativos o uso de linha telefónica e de fax, bem como de computador com ligação à Internet.- Procederemos à criação de um Gabinete Jovem, que apoie os Jovens nas suas iniciativas e actividades.- Continuaremos com a política de parcerias com a associação de moradores da Habitorre, para a manutenção dos espaços públicos, nomeadamente. Passeios, iluminação, espaços verdes e parques infantis.
Habitação.
Renovaremos os tão degradados bairros da instituição Francisco Simões. As habitações datadas da década de 60 carecem de vários melhoramentos desde os telhados, caixilharias e outras necessidades. A Câmara prometeu a elaboração de um estudo prévio para o arranjo das habitações e exteriores. Criaremos equipamentos de uso colectivo no interior do bairro de baixo, demolindo-se duas das casas que se encontram devolutas, e criando no interior do bairro o espaço necessário para se efectuar uma renovação. A renovação das habitações começará com as coberturas das habitações colocando-se para o efeito placa e o respectivo telhado. A Câmara garantiu que, faseadamente avançará com a renovação solicitada, começando contudo por efectuar o aludido estudo prévio para avaliar as necessidades e elaborar caderno de encargos.
Serviços / segurança- Continuaremos a pressionar a Câmara o Governo e demais instituições, para que seja instalado na nossa terra uma estação de correios, condizente com o estatuto da nossa terra; para que os bombeiros sejam uma realidade; para que as finanças se descentralizem e se instalem em Joane; Para que o Centro de emprego instale em Joane um posto avançado do Centro de emprego.- reclamaremos o alargamento da rede de transportes colectivos municipais até Joane;- Quartel da GNR Foi o PS que na Junta de freguesia negociou e garantiu o terreno para a construção do quartel da GNR. Neste ano de 2005, conseguimos a abertura do concurso público por este governo. Foi este governo que garantiu a dotação orçamental para a construção do quartel. Não cessaremos de pressionar para ter o quartel construído em meados do próximo mandato. - Carro da escola segura.- Elaboraremos o programa de protecção civil local. Tal programa permitirá aos bombeiros e demais forças possuir um "guião" que lhes indica quem devem contactar para os acompanhar no terreno, quem possuí meios, nomeadamente máquinas e cisternas para os auxiliar no combate aos fogos, e os locais onde se podem abastecer de água, e tomar as suas refeições, quando no terreno. Tal programa será um poderoso meio no auxilio ao trabalho destas forças

Solidariedade
- Criaremos um gabinete da apoio psicológico e social à população de Joane. Em estreita colaboração com a rede social.- Pugnaremos para a existência de um centro de apoio à toxicodependência em Joane.- Criaremos um Centro de apoio à juventude.- Procederemos anualmente em colaboração com as instituições de ensino ao levantamento dos casos de abandono escolar, seus motivos e razões.- Contribuiremos para a eliminação das barreiras arquitectónicas.- Celebraremos anualmente o dia dos Avôs.- Iremos proceder à criação de uma Escola Sénior, de modo a contribuir para a alfabetização daqueles que por razões várias não o puderam conseguir na juventude..- Criaremos bases para a iniciação dos idosos no mundo da informática. - Tais iniciativas contam com o apoio da Associação de reformados, com a qual estabeleceremos parcerias.

PDM/ URBANISMO/AMBIENTE/ SALUBRIDADE- De modo a promover a instalação de empresas em Joane, combatendo também desta forma o desemprego que grassa pela nossa terra, lutaremos junto da Câmara Municipal, incessantemente pela criação de um Parque industrial de raiz em Joane.- Manteremos a nossa luta para que as áreas de cedência sejam em área e não em espécie, garantindo aos grandes aglomerados espaços de lazer e diversão para os seus moradores e demais habitantes de Joane. - Exigiremos à Câmara concretização do processo relativo ao plano de urbanização;- Incentivaremos a boa construção em Joane, como tal, vamos instituir uma distinção, a atribuir pela altura do aniversário da elevação de Joane Vila para a construção que apresente melhor qualidade. Para tal será avaliada a qualidade arquitectónica e paisagística do edifício, bem como a qualidade e afectação das áreas cedidas e seus equipamentos. Tal prémio será decidido por um júri independente e externo, constituído por especialistas na área. Temos consciência crítica e queremos combater a construção de má qualidade.- Pressionaremos a Câmara e a EDP, para que procedam à iluminação de todas as ruas que ainda não dispõe de iluminação pública, e para que substituam os postes de iluminação em cimento por outro tipo de iluminação mais condizente em zonas com características mais urbanas.- reivindicaremos o alargamento da recolha porta a porta dos resíduos sólidos domésticos.- Reivindicaremos o alargamento da área de acção do carro aspirador;Continuaremos a colocar papeleiras, contando com o apoio dos Joanenses, para manter as nossas ruas limpas.- Construiremos sanitários públicos no cemitério, na área do futuro alargamento.- Estabeleceremos protocolo com uma empresa ou instituição ou escola idónea, para a realização de análises de águas nos poços particulares. Tal parceria permitirá aos joanenses analisar as suas águas a preços mais vantajosos, verificando a aptidão das suas águas para consumo e uso doméstico.- apoiaremos a construção da Capela Mortuária a realizar pela Paróquia de Joane, estabelecendo protocolo para que essa capela mortuária possa acolher crentes e não crentes, ao exemplo de outras estruturas a nível nacional, como por exemplo a basílica da estrela em Lisboa.- procederemos a arranjo junto à poça de bairros.- Recolheremos na residência de quem o solicite os electrodomésticos velhos ou danificados e contactaremos a Câmara Municipal para fazer a sua recolha.

GERAL
Sede da Junta.
Alargamento do cemitério
Renovação urbana.
Apoiaremos os comerciantes Joanenses nas suas iniciativas.