13 setembro 2005

Programa Eleitoral Joane 2005 (PS)

Educação:
Pré - Primário - Continuaremos a apoiar quer logística quer financeiramente as salas da Pré - Primária. - Pugnaremos pela colocação de equipamentos na pré - primária do Montilhão, bem como pela manutenção das salas de aula e espaço envolvente. - Lutaremos pela instalação de uma pré - primária na zona de Monte Alvar / Labruge, de modo a descentralizar o uso destes equipamentos, e proporcionar maior comodidade e bem estar aos pais e crianças destas zonas.- Reivindicaremos pela instalação de aquecimento central na Pré - Primária.

1º Ciclo - Lutaremos pela criação de uma EB 1 de Raiz. Há muito que defendemos e lutamos por esta ideia. A criação da EB1 de raiz, permitirá obter uma escola moderna e adaptada às actuais necessidades pedagógicas. Do mesmo modo, permitirá reunir num só espaço todos os alunos da freguesia, servidos por salas de aula e de recursos modernas e amplas. Permitirá aos nossos alunos tomar as suas refeições no espaço da escola, com a criação de uma cantina própria. Permitirá uma melhor rentabilização dos espaços desportivos e lúdicos. Por outro lado a existência de uma só escola, permitirá que os alunos dos vários locais de Joane convivam entre si e criem uma identidade própria.De realçar que esta ideia tem sido muito acarinhada pelas associações de pais e encarregados de educação. Porque sabemos que entre o lançamento da ideia e a sua concretização prática no terreno, medeia algum tempo, Vamos: - Apoiar as escolas na realização das festas de Natal, Páscoa, Carnaval e dia Mundial da criança. - Fornecer meios diversos (fotocopiadoras) - Pugnar pela manutenção dos logradouros/ recreios e salas das escolas. Se a Câmara não avançar com as obras necessárias, como é sua função, Levaremos a cabo tais obras. - Pugnar pela manutenção dos transportes escolares para as crianças da Torre, Fontes, Charreiras, Ruivos e Monte Alvar/Labruge; - Reivindicar junto da Câmara por mais e melhor iluminação nos logradouros das escolas;- Reivindicar pela instalação de aquecimento central nas escolas do 1ºciclo.- Lutar pela instalação de mais e melhores equipamentos nas escolas.- Reivindicar junto da GNR, o reforço do patrulhamento por parte do carro "Escola segura", por nós conquistado.- Reforçar a segurança junto das escolas/creches, com mais sinalização e meios de controlo.- Iremos Instituir a Assembleia de freguesia dos pequenos.- Promoveremos em colaboração com as escolas concursos de educação e sensibilização cívica e ambiental. Os prémios de tais concursos serão atribuídos pela altura da celebração do aniversário da elevação de Joane a Vila. - Continuaremos a dialogar com as diversas associações de pais da nossa terra, de forma a melhorar a qualidade do ensino e bem-estar dos alunos e encarregados de educação.

2º 3º ciclo e secundário:- Apoiaremos este nível de ensino.- Apoiaremos a Escola Bernardino machado na renovação do pavimento das zonas desportivas.- Apoiaremos o Desporto escolar.- Auxiliaremos no transporte dos elementos da equipa de ténis de mesa da escola Padre Benjamim Salgado.

Rede viária.
Pavimentaremos:- A rua 1º de Maio/sub Carreira (Liga Cemitério a Santa Maria Airão)- Travessa de Figueiró;- Rua do areeiro;Procederemos à ligação da rua do areeiro á rua de Sto Amaro;Criaremos uma artéria de ligação da travessa à de rua de Fraizes;Rua de penedo (conclusão);Rua de Romão (conclusão);Rua de leiró (pavimentação)Travessa de Bairros (continuação)Prolongamento Avª charrueiras (protocolo com Pousada de Saramagos)Travessa da Bela vista (continuação, após saneamento)Travessa da hora (aguarda saneamento)Travessa de Romão;Rua das flores (Continuação);Rua D. Sara Barros Machado;Travessa de CeloricoRepavimentaremos Rua de Cimo de pele (após saneamento)Rua de Gavim e transversal à rua de Gavim (renovação)Rua das Fontes - Pavimento e colocação de passeios (após saneamento).Conego Lino Araújo CamposRenovação urbana da rua de Leognan.Pavimentação da travessa rego de chavesTravessa da senraTravessa de celoricoTal como em outros locais, sempre que possível e os proprietários o autorizem, alargaremos as ruas e colocaremos Passeios onde for possível.Iremos Construir os arruamentos previstos para o loteamento da estamparia Rafael.- Preservaremos o trecho da actual estrada Municipal 1491 na zona da Cividade, dado que o novo traçado da estrada municipal passará pelos actuais terrenos da família Borges.Eixos Municipais.
- Exigiremos da Câmara Municipal a pavimentação da Ligação Municipal entre Joane e Airão Santa Maria, pelo Cemitério e Sub - Carreira.
Via Intermunicipal
- Pugnaremos pelo prolongamento da Via Intermunicipal até Braga;- Continuaremos a lutar pela construção da Variante a Joane.

CENTRO
Reabilitação do centro, falar dos problemas (Sá Machado)
ESPAÇOS DE LAZER
- O Parque da Ribeira transformou-se num enorme sucesso. É hoje frequentado por muitos Joanenses e habitantes das terras vizinhas, é um espaço de referência, e muito bem referenciado em Joane e noutras terras. Como tal, iremos alargar e ampliar o espaço do parque da Ribeira.- Colocaremos novos equipamentos no parque da Ribeira, e nos demais parques públicos.- Criaremos dentro do parque da Ribeira, um destinado à juventude, com espaços dedicados a skate/Park e outros desportos radicais.- Instalaremos no Parque da Ribeira, um auditório ao ar livre. Tal auditório permitirá a realização de espectáculos no exterior, numa estrutura com todas a infra - estruturas e sempre pronta para utilizar pelos joanenses e pelas suas associações.- Lutaremos pela instalação na Vila de Joane de uma Piscina descoberta.- Pugnaremos pela manutenção dos parques infantis existentes.- Incentivaremos os moradores para se constituírem como associação, atribuindo para tal o competente subsídio, para que estes zelem pelos equipamentos sociais existentes ou a construir, como por exemplo em Cimo de Pele.- Pugnaremos pela instalação de polidesportivos ao ar livre.-Com a construção da nova sede da Junta de freguesia comaltaremos a lacuna da inexistência de sanitários públicos no parque da Ribeira.

ASSOCIATIVISMO
- Continuaremos a apoiar as associações quer logística quer financeiramente para que possam desenvolver iniciativas em prol da comunidade.Apoiaremos o G.D. Joane, na eventualidade de avançar coma compra de um terreno para o seu novo parque de jogos;- Promoveremos o aumento das parcerias entre as associações e a Junta de Freguesia;- Cederemos o auditório da futura sede de junta de freguesia para a realização das actividades das associações. - Manteremos o apoio aos jovens que praticam desporto sob a orientação do Sr. Manuel Gonçalves. - Depois de Concluído o edifício da nova sede da Junta de freguesia, colocaremos à disposição das Associações o edifício da actual sede da junta para que estas desenvolvam as suas actividades, reúnam, procedam a exposições e realizem actividades, proporcionando aos dirigentes associativos o uso de linha telefónica e de fax, bem como de computador com ligação à Internet.- Procederemos à criação de um Gabinete Jovem, que apoie os Jovens nas suas iniciativas e actividades.- Continuaremos com a política de parcerias com a associação de moradores da Habitorre, para a manutenção dos espaços públicos, nomeadamente. Passeios, iluminação, espaços verdes e parques infantis.
Habitação.
Renovaremos os tão degradados bairros da instituição Francisco Simões. As habitações datadas da década de 60 carecem de vários melhoramentos desde os telhados, caixilharias e outras necessidades. A Câmara prometeu a elaboração de um estudo prévio para o arranjo das habitações e exteriores. Criaremos equipamentos de uso colectivo no interior do bairro de baixo, demolindo-se duas das casas que se encontram devolutas, e criando no interior do bairro o espaço necessário para se efectuar uma renovação. A renovação das habitações começará com as coberturas das habitações colocando-se para o efeito placa e o respectivo telhado. A Câmara garantiu que, faseadamente avançará com a renovação solicitada, começando contudo por efectuar o aludido estudo prévio para avaliar as necessidades e elaborar caderno de encargos.
Serviços / segurança- Continuaremos a pressionar a Câmara o Governo e demais instituições, para que seja instalado na nossa terra uma estação de correios, condizente com o estatuto da nossa terra; para que os bombeiros sejam uma realidade; para que as finanças se descentralizem e se instalem em Joane; Para que o Centro de emprego instale em Joane um posto avançado do Centro de emprego.- reclamaremos o alargamento da rede de transportes colectivos municipais até Joane;- Quartel da GNR Foi o PS que na Junta de freguesia negociou e garantiu o terreno para a construção do quartel da GNR. Neste ano de 2005, conseguimos a abertura do concurso público por este governo. Foi este governo que garantiu a dotação orçamental para a construção do quartel. Não cessaremos de pressionar para ter o quartel construído em meados do próximo mandato. - Carro da escola segura.- Elaboraremos o programa de protecção civil local. Tal programa permitirá aos bombeiros e demais forças possuir um "guião" que lhes indica quem devem contactar para os acompanhar no terreno, quem possuí meios, nomeadamente máquinas e cisternas para os auxiliar no combate aos fogos, e os locais onde se podem abastecer de água, e tomar as suas refeições, quando no terreno. Tal programa será um poderoso meio no auxilio ao trabalho destas forças

Solidariedade
- Criaremos um gabinete da apoio psicológico e social à população de Joane. Em estreita colaboração com a rede social.- Pugnaremos para a existência de um centro de apoio à toxicodependência em Joane.- Criaremos um Centro de apoio à juventude.- Procederemos anualmente em colaboração com as instituições de ensino ao levantamento dos casos de abandono escolar, seus motivos e razões.- Contribuiremos para a eliminação das barreiras arquitectónicas.- Celebraremos anualmente o dia dos Avôs.- Iremos proceder à criação de uma Escola Sénior, de modo a contribuir para a alfabetização daqueles que por razões várias não o puderam conseguir na juventude..- Criaremos bases para a iniciação dos idosos no mundo da informática. - Tais iniciativas contam com o apoio da Associação de reformados, com a qual estabeleceremos parcerias.

PDM/ URBANISMO/AMBIENTE/ SALUBRIDADE- De modo a promover a instalação de empresas em Joane, combatendo também desta forma o desemprego que grassa pela nossa terra, lutaremos junto da Câmara Municipal, incessantemente pela criação de um Parque industrial de raiz em Joane.- Manteremos a nossa luta para que as áreas de cedência sejam em área e não em espécie, garantindo aos grandes aglomerados espaços de lazer e diversão para os seus moradores e demais habitantes de Joane. - Exigiremos à Câmara concretização do processo relativo ao plano de urbanização;- Incentivaremos a boa construção em Joane, como tal, vamos instituir uma distinção, a atribuir pela altura do aniversário da elevação de Joane Vila para a construção que apresente melhor qualidade. Para tal será avaliada a qualidade arquitectónica e paisagística do edifício, bem como a qualidade e afectação das áreas cedidas e seus equipamentos. Tal prémio será decidido por um júri independente e externo, constituído por especialistas na área. Temos consciência crítica e queremos combater a construção de má qualidade.- Pressionaremos a Câmara e a EDP, para que procedam à iluminação de todas as ruas que ainda não dispõe de iluminação pública, e para que substituam os postes de iluminação em cimento por outro tipo de iluminação mais condizente em zonas com características mais urbanas.- reivindicaremos o alargamento da recolha porta a porta dos resíduos sólidos domésticos.- Reivindicaremos o alargamento da área de acção do carro aspirador;Continuaremos a colocar papeleiras, contando com o apoio dos Joanenses, para manter as nossas ruas limpas.- Construiremos sanitários públicos no cemitério, na área do futuro alargamento.- Estabeleceremos protocolo com uma empresa ou instituição ou escola idónea, para a realização de análises de águas nos poços particulares. Tal parceria permitirá aos joanenses analisar as suas águas a preços mais vantajosos, verificando a aptidão das suas águas para consumo e uso doméstico.- apoiaremos a construção da Capela Mortuária a realizar pela Paróquia de Joane, estabelecendo protocolo para que essa capela mortuária possa acolher crentes e não crentes, ao exemplo de outras estruturas a nível nacional, como por exemplo a basílica da estrela em Lisboa.- procederemos a arranjo junto à poça de bairros.- Recolheremos na residência de quem o solicite os electrodomésticos velhos ou danificados e contactaremos a Câmara Municipal para fazer a sua recolha.

GERAL
Sede da Junta.
Alargamento do cemitério
Renovação urbana.
Apoiaremos os comerciantes Joanenses nas suas iniciativas.

Sem comentários: