25 janeiro 2006

Igreja Laica.

Há dias, ao entrar em Joane, reparei num anúncio a uma caminhada a Santiago de Compostela. E depois reparei em quem organizava a peregrinação: a ATC.
Por momentos fiquei um pouco confuso, mas depois tudo fez sentido.
Esta peregrinação, prudentemente chamada de caminhada, revela uma tendência recente da ATC. Desde há alguns anos que a ATC se dedica também a organizar a Queima do Judas. E há poucos anos, elementos ligados à ATC lançaram a ideia peregrina de reconstruír a Igreja Velha de Joane. Para actos religiosos? Não, que horror! Para coisas da cultura, exposições e coisas assim.
Já organizam pregrinações. Já queimam o Judas. E querem (re)construír uma Igreja. Se a deixarem, a ATC ainda acaba por organizar missas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se a deixarem e... receberem fundos para isso! É que eles são muitos bons nisso! Não, não é a organizar missas... é mesmo a receber "fundos"...

Anónimo disse...

não sejam assim, vão ver e a intenção é boa, é como o cineclub de Joane... em Famalicão, os filmes são bons e dinamiza o nome da terra, porque em famalicão ninguém sabe onde é joane, e podem querer vir visitar a terra e as suas gentes. aqui é igual, colocar joane no mapa. eu tenho uma ideia melhor: montar uma discoteca como se faz no estrangeiro, afinal uma discoteca em Joane não chega. angela