No livro Animal Farm (O triunfo dos porcos, na edição portuguesa), logo após a revolução na quinta, os porcos, considerados os mais inteligentes entre os animais, redigem sete mandamentos que são escritos na porta do celeiro e que passarão a reger a vida da nova quinta. São eles os seguintes:
1º - Tudo o que tem duas pernas é inimigo.
2º - Tudo o que tem quatro pernas ou asas é amigo.
3º - Nenhum animal usará roupas.
4º - Nenhum animal dormirá numa cama.
5º - Nenhum animal beberá álcool.
6º - Nenhum animal matará outro animal.
7º - Todos os animais são iguais.
Com o passar do tempo, e da revolução, os porcos vão adquirindo mais poder e acabam a dominar os outros animais. Alguns mandamentos vão também mudando. Por exemplo:
4º - Nenhum animal dormirá numa cama com lençóis.
5º - Nenhum animal beberá alcoól em excesso.
6º - Nenhum animal matará outro animal sem motivo.
No final, resta apenas um mandamento:
Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros.
8 comentários:
E não se veja no Triunfo, apenas, uma alegoria sobre o Comunismo. Quando muito sobre a União Soviética. Porque, mesmo em democracias consolidadas ou em vias de, a "sentença" final continua pertinente.
Já agora: também de George Orwell, é sempre bom espreitar 1984.
Isso aplicado cá ao concelho significa o quê? Que somos todos porcos, logo somos todos iguais, mas os que têm o cartão laranja são mais iguais que todos os demais portadores de cartões em versão azul/amarelo, rosa e vermelho?
Significa que V. devia ler mais livros e menos folhetos partidários.
O melhor é nao meter a política nisto. nem laranja, nem rosa, nem vermelhos...
bandeirinhas pra quê?
Por mero acaso não só li o «Triunfo dos porcos» como o próprio «1984». Por isso não percebi essa tentativa vã de passar um atestado de ignorância literária. Doeu-lhe alguma coisa?
Tão susceptível! Acalme-se! Não veja em tudo uma vergastada, uma crítica, uma alfinetada... Isso é mais comum no universo político-partidário.
Pelo que se tem visto, o senhor não só é um observador perspicaz dos quotidianos famalicense e nacional como revela uma inteligência e conhecimento acima da média. O que deve ser merecedor de consideração.
Por isso, não se entende a sua reacção crispada a certos comentários que são colocados neste fórum.
Ainda bem que leu esses e outros livros. A referência a "1984" deveu-se, unicamente, ao facto de, tal como o "Animal Farm", poder ser visto como leitura actual de certas evoluções da nossa sociedade.
O resto, "atestado de ignorância literária", é fruto da sua imaginação.
Só para esclarecer que o comentário do anónimo que diz ter lido também 1984 não é do autor do post.
Por mim agradeço o conselho para ler 1984. Confesso que o tenho, em tempos comecei a ler, mas acabei, já nem sei bem porquê, por não concluír.
Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»
Enviar um comentário