18 abril 2006

Actualização de pecados

"Há novos pecados a ter em consideração pelos católicos no momento da confissão. Se em vez de meditar e ler a Bíblia, estiver a ver televisão, ler jornais ou navegar na Internet, tal poderá querer dizer que está a pecar e deverá confessá-lo."

Sic online
Eu, pecadora, me confesso ...

A.O.

19 comentários:

Anónimo disse...

Idem!
Consta que a disposição do Vaticano surgiu depois da overdose televisiva da trasladação da Irmã Lúcia para Fátima...

Anónimo disse...

Eu até não sou religioso, mas a televisão, a net, o sexo e outros afins em excesso sempre fizeram mal, não é de agora.

Anónimo disse...

Há que ter cuidado com as generalizações.
Tal como foi referido anteriormente neste blog por um administrador do mesmo, esta polémica proveio de uma homilia de um cardeal (Stafford, salvo erro). Ora, a opinião de um cardeal não vincula, de forma alguma, as convicções do Vaticano. Acrescenta-se ainda que estas declarações foram desprovidas do seu contexto, o qual se cingia aos "exames de consciência".
Desta forma, não em parece que seja uma emanação radical do Vaticano, mas um aproveitamento da opinião pública (jornalistas principalmente) para criticar de maneira simplista e abusiva a igreja católica.

Anónimo disse...

Da TSF:

"O cardeal americano James Francis Stafford, o penitenciário-mor do Vaticano, desfiou terça-feira, na Basílica de S. Pedro, mais três novos pecados ligados às novas tecnologias: o excesso de Internet, de televisão e de jornais, nunca igualado por qualquer tempo dispendido na leitura da bíblia, uma prática, aliás, aconselhada pela Igreja Católica até para substituir qualquer penitencia mais tradicionalista.
Tudo isto aconteceu no Vaticano, numa celebração penitencial que era tradicional em Roma até ao Renascimento e que agora é recuperada pela Santa Sé. Sessenta confessores puderam, assim, atender pessoalmente os penitentes que ainda consomem esta prática em baixa um pouco por todo o mundo católico".

Anónimo disse...

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia.asp?noticiaid=31360

Anónimo disse...

o excesso sempre fez mal. qto à net e tv, ainda và que não và, mas falar JORNAIS????????????? E as REVISTAS, hã??? E os pasquins? mais, incluimos ou não o jornal da paroquia, o jornal de parede da escola, a "GINA"...?

Anónimo disse...

De facto não podia ficar mais surpreendido. Não é que retiraram os comentários do post "A CMF NÃO INVESTE EM JOANE"!!
Porque? Asneiras são ditas neste forum a toda a hora, por isso não devem incomodar. Seriam verdades que se começavam a dizer que passaram a incomodar? Fica no ar...

Anónimo disse...

Acho bem que tenham retirado os comentários. Uma coisa é dizer asneiras. Outra é fazer acusações graves, sem as provar ou denunciar nos locais adequados.

Anónimo disse...

Até era eu que estava a fazer o papel de "defensor" parante tais acusações, por isso sinto-me com legitimidade para perguntar: pq esta reação com estes comentários? Parece-me que também há (para os moderadores) Joanenses de primeira e de segunda! Pelo que tenho lido aqui, o "Romeu", o "Sr. Machado" e outros que tal não têm a mesmo sorte de ver "interrompidas" as acusações... Enfim, manda quem manda...

Anónimo disse...

A ser verdade que raio de fórum é este?
Onde está a treta dos animadores?
Afinal também cedem às pressões?

Anónimo disse...

Concordo!! Então é assim? Removem os comentários sem uma única explicação?
Pelo menos isso acho que nos deviam.

Anónimo disse...

Os comentários só foram removidos porque os padres também andam metidos nisto.
Quanto a provar nos locais certos, caros amigos, está á vista de olhos.
Em 50 anos o pároco de Joane ganho muito dinheiro, é só ver o património dele e do Irmão Fernando.
Ups, não vou comentar mais, corro o risco dos meus comentários serem removidos.

Anónimo disse...

eu acho que os comentarios deviam figurar outra vez no blog! ate porque a "careca" dos padres começava a ser descoberta.... sera que isso afectava também os senhores do blog??? hum! eu acho q sim sen~
ao porque motivo os tiravam? na na aqui ha gato!!!!!

Anónimo disse...

Gatos e dos grandes. Mas as ratazanas “Padres de Joane” são enormes.
Um dia destes ainda vai excomungar o Blog, ou não.
O pároco é vingativo, tenham cuidado.Por exemplo:
Retirou as ordens ao Fernando ”Racha” por este ser testemunha do Sr. Custódio Fernandes. De seguida conseguiu o seu objectivo e convenceu o Racha a não testemunhar, e como um rebuçado dos catraios, atribui-lhe novamente as ordens que lhe tinha retirado. Não perdendo e para mostrar figura não perdeu temp. Foi quem comandou as cruzes na Páscoa, muito embora o Chanca não tenha gostado muito, queria ser ele.
O Sr. Fernando “ Racha “, deveria também ele ter vergonha, pois está a comer no prato que vomitou. Perdeu toda a personalidade e vergonha e acima de tudo a dignidade.

Anónimo disse...

o sr fernando "racha" é mesmo uma pessoa sem escrupulos nem principios! tenho pavor a pessoas sem personalidade...

Anónimo disse...

ja o chanca coitado... la continua com os seu tacho nas piscinas e assim vai ganhando a vida!

Anónimo disse...

Conseguiu o que pretendia! Vai entrar agora para os quadros da Câmara e como encarregado das piscinas. Coitado o salário é que vai ser mais reduzido.

Anónimo disse...

coitado mas é de nós que trabalhamos no duro e ganhamos uma miséria de salario... ele não é coitado é tem é sorte (digo tacho!)

Anónimo disse...

Tacho com uma grande lata à mistura.