14 abril 2006

"Novos pecados", a ignorância de sempre.

Ontem as rádios e televisões fizeram uma grande festa com a noticia de que o Vaticano tinha divulgado uma lista com pecados modernos.
Os jornalistas e a imprensa portuguesa não se distinguem no mundo em nada de especial, a não ser na sua imensa ignorância e preguiça.
Se tivessem investigado um bocadinho que fosse, teriam descoberto várias coisas.
Em primeiro lugar as afirmações que deram origem à notícia foram proferidas pelo Cardeal Francis Stafford. Ora, por muito importante que seja, Stafford não define as posições do Vaticano.
Depois, as afirmações foram feitas numa homilia. A doutrina da Igreja Católica também não é definida através de homilias.
Acresce que a homilia era sobre o exame de consciência e não sobre pecados modernos. A dada altura, e como algo que o Cardeal Stafford entende dever fazer parte desse exame consciência, diz-se: "Passo um tempo desproporcionado a ler jornais e revistas, a ver televisão e a
navegar na internet, em comparação com o tempo passado a ler e a meditar nas
Sagradas Escrituras?"

Alguém vê aqui alguma lista com pecados modernos? Os jornalistas portugueses acharam que sim.

2 comentários:

Anónimo disse...

É o jornalismo que temos!

Anónimo disse...

Tanta gente enganada por esse mundo fora! Só V. Exª é que não foi no engodo! Um destes dias recebe um convite da Fátima Campos Ferreira, para debater, no Prós e Contras, ao lado do D. josé Policarpo!