14 abril 2006

Queima do Judas está a gerar polémica em Joane

Um leitor deste Fórum chamou-nos à atenção sobre a recente pólemica entre a Junta de freguesia e a ATC que envolve a queima do Judas.
Aqui se transcreve notícia do “Opinião Pública” Hora: 19:18 Data: 13-04-2006
Obrigado ao nosso leitor atento.
A Associação Teatro Construção quer realizar a iniciativa no Parque da Ribeira, mas a Junta recusa. A ATC decidiu então pedir autorização à Câmara Municipal para utilizar aquele espaço da freguesia, gerido pela Junta, uma atitude que Ivo Sá Machado considera uma habilidade e uma provocação. Até porque o autarca considera que justificou devidamente porque é que não permitia que a “Queima do Judas” se realizasse no Parque da Ribeira. E sugeriu, desde logo, como alternativa, o largo da Feira. Em declarações à Rádio Digital, Ivo Sá Machado mostrou-se, por isso, indignado com a postura da direcção da Associação Teatro Construção. Face ao pedido da Associação Teatro Construção, a Câmara, alheia à controvérsia, pediu um parecer à Junta de Freguesia, que voltou a dizer que não autorizava a Queima dos Judas no Parque da Ribeira. Ivo Sá Machado reafirma que dirá “não” a qualquer iniciativa que não se enquadre naquele espaço que se destina, sobretudo, à prática de exercício físico. E acrescenta que não se trata de má vontade, mas de preservar a qualidade do Parque. De resto, em nota a imprensa enviada à imprensa na segunda-feira, a ATC agenda já a Queima do Judas para as 22 horas do próximo sábado, no Parque da Ribeira. E promete que, novamente este ano, ninguém será poupado, aludindo à crítica política que costuma marcar o espectáculo. A Queima do Judas envolve mais de 80 actores e animadores num espectáculo de teatro, música, arte circense e fogo de artifício. Contactado pela Digital, o presidente da associação, Custódio Oliveira, remeteu uma posição pública para sexta-feira, altura em que regressa da Caminhada a Santiago de Compostela. De qualquer forma, entende que estão a tentar impedir a realização de uma iniciativa da ATC, algo que considera de “extrema gravidade".

3 comentários:

Anónimo disse...

Quem é que o Custódio Oliveira pensa que é? Sá Machado tem razão, o parque é para preservar e ão é por a iniciativa ser da ATC que é recusda mas sim para preservar aquela infra-estrutura.
Não nos podemos esquecer de uma coisa, quem já viu uma queima de Judas sabe que arde tudo num raio de 100metros.
Deixemo-nos de tretas, isto é mais um episodio da guerra Custódio/Machado.
O Sá Machado devia pedir a demissão. Ele autorizou que o PS fizesse a apresenatção dos candidatos naquele parque e agora rejeita.
O parque é dos joanenses e como joanense autorizo a ATC a fazer a iniciativa no parque.
Pronto, OK, podem ir.

Anónimo disse...

meu caro voçê deve considerar-se alguem de extrema importancia

Anónimo disse...

Ou mais ainda, um inerte andante.