01 maio 2006

A mentira.

Segundo conta o Cidade Hoje da semana passada, o Sr. Presidente da Câmara de Famalicão ter-se-á congratulado como facto do concelho de Famalicão estar no Top 25 dos concelhos do país com maior poder de compra.
A oposição, ignorante, prefere entreter-se em guerrilhas políticas idiotas em vez de desmontar mentiras, apresentadas como verdades.

O estudo a que o Sr.Presidente da Câmara se refere coloca de facto Famalicão na posição 23 no ranking dos concelhos com maior poder de compra no país.
Parece bom, não parece?
Parecer parece, mas não é. Porque o ranking é absoluto e não relativo. Ou seja, contabiliza todo o poder de compra dos concelhos, independentemente da sua dimensão.
Ora, sendo Famalicão um dos concelhos mais populosos do país, é natural que tenha "grande" poder de compra.

Como analisar os dados então?
O que deve ser analisado é poder de compra per capita, porque agora sim, estaremos a comparar o poder de compra que dispõe cada cidadão, comparativamente com o resto do país.
Ora, fazendo esta análise, Famalicão aparece na posição 105.
Já parece pior, não parece?
Mas é a verdade.
Pior ainda, é constatar que o poder de compra per capita em Famalicão é apenas 75% por cento da média nacional.

Conclusão, nas palavras do Sr. Presidente da Câmara, Famalicão está no Top 25 dos concelhos com maior poder de compra, ou seja, somos um caso de sucesso. Na realidade, não só estamos muito abaixo, como o nosso poder de compra está abaixo, muito abaixo da média nacional.

44 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns!
É quando escrevem posts como estes que se justifica a existência deste Forum. Força.

Anónimo disse...

Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo.

Anónimo disse...

O Sr. Presidente mente com todos o s dentes.

Anónimo disse...

Parabéns e obrigado por nos abrir os olhos para mais uma das mentiras do Arquitecto!
Pena não ser verdade... Mas de facto alguém pensaria que fosse? Top 25??!! Deixa-me rir...

Anónimo disse...

É mais uma demonstração do egocentrismo do Sr. Presidente de Câmara. Como só consegue ver a escassos metros do seu umbigo, o Senhor realmente acredita que temos um poder de compra assim tão elevado.

Anónimo disse...

engraçado, quando foi com a questão do preço da agua em famalicão e como era para malhar na camara o que interessava era o ranking absoluto e não o relativo. agora como para malhar na camara, o ranking necessario era o relativo então o absoluto já não interessa. haja decência e pelo menos usem criterios iguais. ao contrario do que apregoam ,os "animadores do blogg" conseguem desmontar verdades apresentando-as como mentiras.

Anónimo disse...

o EU deve ter um espinho espetado no cu.

Anónimo disse...

Em relação à água, e ao porquê de se ter apresentado o ranking absoluto, a razão é simples: foi assim que ele foi tornado público.
De resto, se se quiser fazer o mesmo raciocinio, e ponderar o preço da água com o poder de compra em Famalicão, rapidamente passaremos da 4 posição para a 1ª posição, com a água mais cara do país.
Percebeu, caro anónimo?
Eu sei que este raciocinio exige alguns conhecimentos de matemática. De qualquer forma a ideia que nos dá é excelente, e em breve apresentaremos aqui o estudo da água, ponderado com o poder de compra.
Depois não venha é dizer que o objectivo é malhar na Câmara. Afinal, foi você que pediu...

Anónimo disse...

Já se sabe como funciona a instrumentalização da séria comunicação social. Isto faz lembrar os números das audiências dos jornais: cada um pega pelo prisma que mais lhe interessa. E todos ganham.
O pior, de facto, é que discursos destes não sejam desmontados. Onde pára a oposição?

Anónimo disse...

E o "anonymous" (podia pelo menos arranjar um pseudónimo!) deve ter dois espinhos espetados nos olhos se não é capaz de ver as constantes "sarrabulhadas" do arquitecto... Ou faz parte dos que arranjaram um "ninho" debaixo das asinhas do homem?

Anónimo disse...

caro forum joane. acabou de fazer mais uma afirmação que só confirma o que se disse anteriormente, porque o que foi tornado publico relativamente ao preço da agua não foi o que disse. alias deveria ler a revista proteste antes de escrever mentiras. e até já conseguiu afirmar que com um calculo poderado passaria para 1º, dizendo no entanto que faria o estudo mais tarde pra CONFIRMAR isso.sejamos serios, mas isso parece que que não é o que pretendem. mas como disse para efecutar os calculos é preciso ter conhecimentos de matematica e parece que isso não é o seu forte. e depois não digam que o objectivo não é malhar na camara.

Anónimo disse...

este anonymous tb tem problemas com o português!!! o que diz no post do forum joane é que seria APRESENTADO em breve; não que seria "EFECTUADO". será que percebe a diferença???

se quiser andar com os olhos tapados é consigo; agora atirar areia para os olhos dos outros não que depois é preciso passar água e está muito cara

Anónimo disse...

o Eu alem de ter um espinho no cu afinal tambem tem dor de cotovelo, quem diria!!!!

Anónimo disse...

o observador parece que precisa de oculos. primeiro foi afirmado pelo forumjoane que passava de 4º para 1º, e só depois disse que apresentava o estudo. será que é adivinho? e já agora agradecia que coloca-se virgulas, porque estive 5 min a tentar decifrar o que escreveu. se voces continuam a atirar areia para os vossos olhos é um problema que não é meu. sobre o preço da agua torno a referir que antes de dizerem asneiras devem ler a revista proteste.

Anónimo disse...

espero que isto não seja mais uma fantuchada. o estudo sobre o preço da agua deve ser apresentado fundamentado e baseado em dados que devem tambem ser apresentados para não andarmos a chamar mentirosos uns aos outros.

Anónimo disse...

eu sou contra a camara blá, blá , blá... eu sou contra o arquitecto armindo costa , blá , blá , blá ,blá , blá , blá , blá , blá , blá ,blá , blá , blá ,

Anónimo disse...

afinal os animadores sempre são uns PSDs encostados, sim mas encostados ao PS.

Anónimo disse...

seja absoluto ou relativo a realidade é que o estudo indica famalicão no top 25. se nos devemos orgulhar do lugar? eu acho que não, porque continuamos a ter uma elevada taxa de desemprego no concelho. se o presidente mentiu? tambem acho que não. ele somente usou dados de um estudo que bem ou mal feito foi publicado na imprensa. qualquer tentativa de alterar os dados do estudo não deixa de ser uma tentativa de obter os resultados que mais nos interessa.
já agora se retirarmos a população com rendimentos acima de 14000 euro/anuais em que lugar ficaremos? com certeza num lugar acima do 25 e tambem acima do 105. mas será isso importante?

Anónimo disse...

Porque é que sempre que se critica a CMF este pessoal perde a compostura? A Câmara está acima da critica?

Anónimo disse...

Eu também gosto de malhar...

Anónimo disse...

oh anonymous! eu vou explicar, outra vez, que o facto de não ter apresentado o estudo não quer dizer que não esteja feito. Percebe?!

quanto aos seus 5 minutos, só demonstra que realmente tem problemas com o português!


,,,,,,,, (coloque-as onde quizer)

Anónimo disse...

Calma gente.
Vão mas é às compras (afinal estamos no Top 25). Com tanto poder de compra, nem se percebe porque é que não temos ainda um bom centro comercial.

Anónimo disse...

Mas dôr de cotovelo pq? Ele há cada um! O sr. é que se saíu com essa do espinho sabe-se lá de onde! Vá se lá perceber... A não ser que esteja a falar de estar debaixo das "asinhas" do homem.. Lol! Se é disso, não obrigado! Tenho cabecinha própria... e paga mal...

Anónimo disse...

Mas isto realmente... Qualquer post sobre a camara e fica tudo em "sentido"! Calma "boys"! Os vossos "jobs" aínda duram mais um pouquito...

Anónimo disse...

Quanto ao ranking da água, vale a pena dizer que o ranking já é relativo, na medida em que apresenta o preço POR metro cúbico de água. Se fosse absoluto apresentaria o valor total da água consumida.
A mim também me parece evidente que ponderando um custo de água elevado com um poder de compra baixo, facilmente teremos a água mais cara do país. Como diria o outro, "é só fazer as contas".

Anónimo disse...

oh anonymous que gosta de vírgulas!
não é " gostaria que coloca-se virgulas" mas sim:
...gostaria que COLOCASSE virgulas

eu não disse que tinha problemas com o português.
Mas não se preocupe. Se ainda não está, tem fortes possibilidades de se meter debaixo da asa do homem. Não é preciso saber português. É só abanar com a cabeça; com o que paga cabem muitos. No final somos nós que pagamos com os nossos impostos...

Anónimo disse...

Grandes mentirosos, parecem os padres da paroquia de Joane.

Anónimo disse...

Sim, temos tacho pelo menos durante os próximos sete ou oito anos... cool!

Anónimo disse...

os padres da paroquia de joane não vinham mentir ao blog1 eles fazem isso em frente a Deus no altar! não tem sequer consideração enm respeito pelo Todo Poderoso... já dizia frei Tomas: olhai para o que ele diz mas não ligueis ao que ele faz!

Anónimo disse...

oh EU Porque é que sempre que se defende a CMF os " Eu gosto de malhar na camara " perdem a compostura? Voçês estão acima da critica?

Anónimo disse...

tambem há lugar debaixo da asa para o observador.

Anónimo disse...

é possível que haja lugar mas não estou interessado. Tenho uma coluna vertebral vertical e direita.
Também tenho outra característica que não serve para estar debaixo da dita asa- Não sei abanar a cabeça.
Para além disso o homem paga pouco.

Quantos, de nós que estamos aqui a fazer comentários, são livres de dizer abertamente e com identificação aquilo que realmente pensam?
Eu sou

Anónimo disse...

O primavera dos cemitérios certamente que estará sentado numa poltrona revestida de um distinto couro vermelho (encarnado, se assim o preferir), rodeado de servos que tranquilamente o regozijam com imponentes folhas de palmeira...
Parabéns:
- por ser Rei;
- por estar acima de tudo e de todos;
- por ser dono da verdade absoluta;
- por menosprezar tudo aquilo que não está relacionado consigo próprio.
Seria um privilégio privar com uma individualidade com os seus valores, saberes, experiências.
No entanto, não se esqueça que quem se considera sábio é o mais profundo ignorante!
Ah, e parabéns...

Anónimo disse...

Ó "primavera", nºao tinha dito que nem sequer vivia em Joane?
De resto, já pensou que talvez haja gente que gostaria de estar ligada à rede pública (e pagar preços elevados), mas não o pode fazer porque não há aind rede pública? Em 2006, numa vila do litoral de um país da União Europeia.
Essa é que é essa.

Anónimo disse...

Esta "primavera" é bem pior que o inverno...

Anónimo disse...

Afinal a PRIMAVERA DOS CEMITÉRIOS, é uma menina!
Vamos lá ter mais cuidado com a forma de expressão.

Anónimo disse...

Ó Primavera, isto de olhar apenas para o umbigo é muito mau.
Há rede de água em Joane? Há, ninguém disse que não havia. O que se disse é que há gente que gostaria de fazer a ligação e não pode, porque a rede ainda não cobre toda a freguesia.
E olhe que há zonas de elevada densidade populacional sem água. E sabia que há gente a consumir água imprópria para consumo? Pela simples razão que não têm alternativa. Há gente que usa água engarrafada para cozinhar e lavar os dentes.
Mais ou menos como no século XIX. Só que nessa altura não era água engarrafada, mas da fonte. Agora nem da fonte pode ser porque as fontes também estão contaminadas.
Por isso, cara Primavera, admito que num cemitério até água contaminada sirva.
No mundo dos vivos não dá grande jeito.
Da próxima vez que cá vier, informe-se.
Cumprimentos

Anónimo disse...

A menina dos cemitérios pode não ser burra, mas é atrevidota! Falar sem conhecimento de causa não se coaduna com a forma feroz e prepotente como opina.
Um pouco de MODERAÇÃO não lhe cairia nada mal...

Anónimo disse...

só por curiosidade,qual é a zona de elevada densidade populacional sem água em Joane ???

Anónimo disse...

Talvez seja melhor informar-se na Câmara Municipal.
Aliás, segundo os planos da Câmara, ainda há investimentos significativos para fazer em Joane em matéria de abastecimento de água.
Ora, como não deve ser para duplicar as redes, só pode ser para instalar redes, onde ainda não há.
Percebeu?

Anónimo disse...

fiquei na mesma! como não tenho tempo de me informar na camara municipal, e como existe neste blog pessoas tão bem informadas esperava obter aqui a informação. afinal qual é a ZONA (lugar) de elevada densidade populacional sem água em Joane ???

Anónimo disse...

Não seja caraça.........
Se tem tempo para o blog também tem terá tempo para enviar um @ ao Vereador Santos.

Anónimo disse...

obrigado

Anónimo disse...

Já enviou o @